O Sindicato

Compreende-se por Sindicato, como uma a congregação ou também a associação de pessoas de um mesmo segmento ou interesse econômico.  O Sindicont não é diferente, tem como objetivo reunir profissionais contadores com objetivo de promover além de integração, a troca de experiências e a cooperação mútua.

Mas daí questionamos:  Nos sabemos aproveitar esta congregação?  Nós sabemos colaborar com esta congregação?

Para usufruir dos benefícios que uma associação traz aos profissionais que ela congrega, é necessário também que os profissionais saibam contribuir com esta associação, para que haja uma TROCA. O que não deve ser diferente no SINDICONT.

O Associado

Como participante desta congregação de profissionais, digo que aqui brigamos pela ÉTICA na classe contábil, pois traremos com discussão os problemas que enfrentamos relacionados a nossa prática, e também àqueles que enfrentamos relacionados aos nossos clientes. AÉTICA que me refiro, é  saber respeitar para poder ser respeitado, e isto também se apreende na associação.Pois podemos externar nosso ponto de vista, mas também temos que RESPEITAR a opinião do nosso Colega.

Para brigar pela ÉTICA, é necessário que saibamos ser sobretudo ÉTICOS nas nossas relações profissionais, não apenas com nossos colegas, mas principalmente com o NOSSO CLIENTE.

Beneficios

Por meio de uma associação fica mais fácil brigarmos por interesses da classe,  e também pelos interesses de nossos clientes, não apenas num âmbito regional, mas pontos que podem ser levados a discussões Estaduais e até Federais. Podemos ver isto no Sindicont, pois  não foram poucas vezes que foram levados as reuniões, pedidos e solicitações de nós ASSOCIADOS. Pois  em grupo temos uma maior representatividade junto aos órgãos fiscalizadores e as demais entidades de classe, bem como ao Governo. Mas para brigar por estes interesses é Necessário PARTICIPAÇÃO. Participação em Reuniões, Assembléias, e porque não nas CONFRATERNIZAÇÕES?

Participando, expondo nossas ideias, defendendo não apenas nosso interesse particular mas o interesse da Classe, FORTALECEMOS os laços e ganhamos forças nas lutas exigidas pela profissão. E um ponto percebido neste tempo de participação no SINDICONT, Contribuindo ativamente nos associados conquistamos RESPEITO.

Retorno para o associado

É importante  para que tudo isto ocorra estarmos sempre ATUALIZADOS.  Através do SINDICONT podemos ter acesso a diversos cursos, a um custo acessível, onde analisando a relação custo X benefício, ganharemos em QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, e em nosso amadurecimento Profissional.Sendo que isso ira nos manter atualizados ajudando a evitar problemas aos nossos clientes. Mais do que nunca,hoje , diante de tantos termos que nos cercam como XBRL, IFRS, SPED, ICP, NF-e,  CPC, NBC, entre outras,  é necessário estar Atento estudar e sempre atualizado. Uma associação  proporciona para seus associados facilidades no encontro com estas informações, através de cursos, treinamentos, e acessos a eventos que tratam dos assuntos. Mas é necessário que o associado participe ativamente.

A Administração

Nosso papel como associado, é também de fiscalização. Uma associação para funcionar adequadamente tem sua diretoria e seu Conselho Fiscal. Assim, é necessário que os demais associados acompanhem os passos da diretoria, quanto a aplicação dos recursos arrecadados. Pois o patrimônio que se constrói , é o patrimônio dos ASSOCIADOS.

Então,  diante disto tudo, colocado até aqui, o que temos feito para nosso sindicato? Qual tem sido nossa postura?

Sindicato para ser FORTE precisa de membros pró-ativos, que tragam assuntos polêmicos mas que também tragam soluções, pois é necessário se faça esta troca de informações ou como se também é conhecido como Knowledge Exchange. Ser Forte é ter participantes que respeitam sobretudo sua profissão, que orgulham-se de ser contadores, e que brigam pela profissão que exercem. Ser Forte, é saber dividir o que se sabe e proporcionar o aprendizado mútuo.  Ser forte é saber COMUNICAR-SE. Que este informativo que inicia-se a partir desta edição possa ser mais um meio de comunicação deste Sindicato, fortalecendo cada vez mais a classe contábil do Vale do Araranguá.

Sucesso a todos nós.

Gabriele Gil Gomes, Contadora, professora e membro do Sindicont.

Nenhuma informação ? repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR